top of page

Tumores ósseos

#tumoresosseos Tumor é um nódulo ou uma massa que se forma quando células se dividem de forma incontrolável. A maioria dos tumores ósseos primários, ou seja, que nascem no osso tem causa desconhecida. Os tumores que nascem em outra parte do organismo e se espalham para o osso se denominam lesões ósseas secundárias ou metástases ósseas. Com o aumento do tumor há substituição do tecido ósseo sadio por células tumorais podendo enfraquecer os ossos e levar a fraturas patológicas. Tumores agressivos podem levar à incapacidade ou morte, especialmente se sinais e sintomas não forem detectados de forma precoce.

A maioria dos tumores ósseos são benignos. Alguns tumores podem se espalhar e levar a metástases à distância e por isso são denominados malignos. Isso ocorre através do sangue ou do sistema linfático. Muitas vezes, outras patologias como infecção, fraturas por estresse e outras alterações ósseas podem lembrar tumores e são chamadas lesões pseudotumorais.


Tipos de tumores ósseos


Os quatro tipos mais comuns de tumores ósseos malignos são:


Mieloma Múltiplo - O mieloma múltiplo é o tumor maligno primário mais comum do osso. É um tumor maligno da medula óssea. O mieloma múltiplo acomete cerca de 20 milhões de pessoas por ano no mundo. A maioria dos casos atinge pacientes com idades compreendidas entre os 50 e os 70 anos. Qualquer osso pode ser envolvido.

Osteossarcoma - O osteossarcoma é o segundo tumor ósseo mais comum. É um tumor raro e ocorre em duas ou três novas pessoas por milhão de pessoas anualmente. A maioria dos casos ocorre em adolescentes ao redor do joelho.


Sarcoma de Ewing - O sarcoma de Ewing é mais comum entre 5 e 20 anos de idade. As localizações mais comuns são fêmur, bacia, úmero e escápula.

Condrossarcoma - É um tipo de câncer do osso. O condrossarcoma é um tumor baseado em cartilagem classificado na categoria dos sarcomas. Cerca de 25% dos cânceres ósseos primários (que iniciam no osso) são condrossarcomas. Essa doença afeta pessoas e animais em qualquer idade, embora seja mais comum em pessoas mais velhas.


Sintomas


A maioria dos pacientes com um tumor ósseo sente dor. A dor é geralmente descrita como forte e maçante. A dor pode ou não piorar com a atividade física e muitas vezes o paciente acorda durante a noite.


Embora tumores não sejam causados por trauma, ocasionalmente, uma lesão tumoral pode começar a doer após episódio traumático que é observado em cerca de metade dos pacientes. Os tumores ósseos podem causar uma lesão que enfraquece o osso podendo levar a fraturas e piora da dor. Alguns tumores podem causar febre e sudorese noturna e muitos pacientes não têm quaisquer sintomas, a não ser uma massa indolor.


Ocasionalmente tumores benignos podem ser descobertos acidentalmente quando raios-X são feitos por outros motivos, tais como um entorse do tornozelo e tendinites no ombro.


Diagnóstico


Se você acha que pode ter um tumor ósseo, consulte um especialista em oncologia ortopédica o mais rapidamente possível para o diagnóstico e tratamento. O médico irá recolher informações detalhadas sobre saúde geral, o tipo do tumor, tamanho, localização e possível extensão da lesão.


História Médica


O médico irá obter uma história clínica completa. Isto inclui os medicamentos que toma, detalhes sobre os antecedentes de tumores ou neoplasias que você ou seus familiares possam ter tido, e os sintomas que você está enfrentando.


Exame Físico


O seu médico irá examiná-lo fisicamente. O foco é a massa tumoral, avaliação de sua textura e localização, qualquer alteração nas articulações e amplitude de movimento. Em alguns casos, o médico pode querer examinar outras partes do seu corpo para avaliar se houve propagação da lesão.


Exames


O seu médico irá provavelmente obter raios-X. Diferentes tipos de tumores têm características diferentes em relação a radiografia. Alguns tumores têm destruição óssea e alguns podem formar osso ou causar deformidades. As vezes é necessário a complementação com outros exames como tomografia computadorizada, ressonância magnética , cintilografia óssea e exames laboratoriais.


Biópsia


A biópsia é um outro procedimento que pode ser realizado para confirmação diagnóstica em alguns casos. Uma biópsia retira uma amostra de tecido do tumor que será examinada sob um microscópio por um médico patologista.Existem dois métodos básicos de se fazer uma biópsia.


Biópsia por agulha


O médico insere uma agulha para remover o tumor de alguns tecidos. Isto pode ser feito no consultório médico com anestesia local, no centro cirúrgico sob anestesia ou, em alguns casos, um radiologista pode fazer uma biópsia com agulha, usando algum tipo de imagem como uma tomografia computadorizada ou ultra- som para ajudar a direcionar a agulha em direção ao tumor.


Biópsia aberta


Neste caso, o médico remove o tecido cirurgicamente. O paciente é submetido a anestesia geral ou raquianestesia e uma pequena incisão é feita para remoção do tecido tumoral.


O tratamento dos tumores malignos


Se você for diagnosticado com um tumor ósseo maligno, você pode querer ter uma segunda opinião para confirmá-la. Se você tem câncer ósseo, a equipe pode incluir vários especialistas como um oncologista ortopédico, um médico oncologista, um radioterapeuta, um radiologista e um patologista. As metas do tratamento incluem a cura do câncer e a preservação da função do membro. O tratamento depende de vários fatores, incluindo o estadiamento do câncer, ou seja, se ele está localizado ou se espalhou.No caso de um tumor localizado as células cancerosas são contidos ao tumor e área circundante. No caso do tumor ser metastático ele está propagado pelo resto do corpo. Tumores nesta fase são mais graves e mais difíceis de curar.


Geralmente, o tumor é removido usando cirurgia e em muitas vezes, quimioterapia e radioterapia são utilizadas em combinação com a cirurgia.


Cirurgia de salvamento de membro


Esta cirurgia remove o tumor e a parte do osso acometido mais uma margem de tecido sadio ao seu redor podendo incluir músculos, tendões, nervos e vasos sanguíneos. O osso retirado é substituída por um implante metálico (prótese) ou transplante ósseo.


Amputação


Amputação elimina todas ou parte de um braço ou perna quando o tumor é grande ou quando nervos e vasos sanguíneos estão envolvidos. Atualmente existem muitas próteses com ótima função de membros inferiores.


Radioterapia


Radioterapia pode ser utilizada em alta dose matar células cancerosas, encolher tumores e aliviar sintomas dolorosos.


Quimioterapia


Este tratamento é muitas vezes usado para matar células tumorais quando eles se propagaram na corrente sanguínea, mas ainda não podem ser detectados em testes e exames. Quimioterapia é geralmente usado quando tumores cancerígenos têm uma elevada probabilidade de propagação.


Acompanhamento


Acompanhamento regular após o tratamento é muito importante para câncer ósseo ou de tecido mole. O médico vai continuar a acompnhar o paciente de perto durante vários anos. É importante ter a certeza de que o câncer ou não vai voltar ou tratá-lo precocemente caso ocorra uma recidiva. As consultas podem incluir um exame físico, raios-X, tomografia, ressonância, cintilografia e outros testes laboratoriais.


O tratamento do câncer pode causar efeitos secundários muitos anos mais tarde. Por este motivo, os doentes devem continuar a ter os seus exames com o oncologista ortopédico, e devem relatar qualquer problema logo que ele apareça.


Os pacientes que tiveram parte ou a totalidade de um membro removido necessitarão de fisioterapia. Fisioterapeutas e médicos que se especializaram em ajudar os pacientes a se reabilitarem orientam os pacientes a fazer suas atividades regulares de novas formas. Fisioterapeutas também ajudar os pacientes a aprenderem a utilizar as suas próteses.


Tratamento da recidiva local de sarcomas


Embora a recidiva local de sarcoma é uma experiência assustadora para as pessoas, os médicos têm grande potencial de sucesso no tratamento desses pacientes. Recidiva local não significa necessariamente que o primeiro tratamento foi inadequado ou errado, e isso não significa que o indivíduo com a reincidência não pode ser curado.


The American Academy of Orthopaedic Surgeons

92 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page