top of page

Você sabia que...


Aproximadamente 80% da população teve, tem ou terá um evento de dor lombar ao longo da vida. Existem várias causas de lombalgia, entre elas a hérnia de disco. Geralmente a dor é lombar com irradiação para uma das pernas.


O que é hérnia de disco lombar? Hérnia de disco lombar é a rotura do ânulo de um disco intervertebral, com migração do seu conteúdo gelatinoso entre as fibras desse ânulo fibroso.


O que causa a hérnia de disco lombar? Na realidade são várias causas que levam à hérnia de disco lombar, é o que chamamos de multifatorial. Existe uma tendência genética: fragilidade desses tecidos e alterações biomecânicas da estrutura óssea e muscular, e fatores ambientais: tipo de trabalho, sedentarismo, tabagismo, obesidade, excesso de atividades físicas inadequadas, carregar peso, movimentos inapropriados.


O que a pessoa sente quando tem uma hérnia de disco lombar? A dor é de forte intensidade, contínua, localizada na região lombar, nádega e irradia para uma das pernas. Essa dor piora na posição sentada e em pé, e carregando peso. Melhora com a posição deitada. Habitualmente a dor dura mais que 2 semanas.


Quais são os fatores de risco e como prevenir ? Obesidade, sedentarismo, tabagismo, história familiar, trabalhos que exijam carregar peso e esforço físico. A melhor maneira de se prevenir é praticar esportes de forma correta e saudável, sem excessos; manter peso adequado; diminuir e melhor ainda, parar de fumar; otimizar sua postura no trabalho. Claro que o melhor esporte seria a natação e hidroginástica.


Qual o tratamento para hérnia de disco lombar? Aproximadamente 82-94% dos pacientes melhoram com o tratamento não-cirúrgico em 3 a 6 meses. Esse tratamento pode envolver: medicamentos, fisioterapia, RPG, hidroterapia, acupuntura, natação, e orientações.

A cirurgia é a exceção, sendo indicada no caso da falha do tratamento não-cirúrgico, dor incapacitante e nas situações de síndrome da cauda eqüina, onde se perde o controle esfincteriano urinário e fecal.



48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page