O que é o Câncer?

#câncer


Câncer é o crescimento de células anormais que trabalham para destruir o corpo. Essas células normalmente começam crescer em uma área do corpo e, sem a detecção precoce podem se espalhar para outros órgãos por meio do sangue e do sistema linfático.


Tipos de tumores


Normalmente, as células que compõem os tecidos do organismo crescem, dividem- se e são substituídas de uma forma ordenada. Este processo mantém o corpo em um bom estado de funcionamento. Caso as células percam a capacidade de controlar seu crescimento, elas se reproduzem muito rapidamente e de forma desordenada levando a formação de grandes massas que são denominadas tumores ou neoplasias. Os tumores podem ser benignos, malignos, ou intermediários.


Tumores benignos não são câncer, ou seja, eles não tem a capacidade de se espalhar para outras partes do corpo e raramente são uma ameaça à vida. Tumores benignos geralmente podem ser removidos cirurgicamente. Em alguns casos podem apresentar recidiva local que geralmente pode ser removida com nova cirurgia.


Tumores malignos são câncer. Eles podem invadir e destruir tecidos e órgãos saudáveis ao redor da lesão inicial invadindo outros tecidos. As células cancerosas também podem entrar na corrente sanguínea ou no sistema linfático e se espalhar para outras partes do corpo, sendo denominadas metástases.


Tumores intermediários são tumores em um estado de transição entre benignos e malignos. Seu comportamento biológico é variável, podendo apresentar características benignas e malignas ao mesmo tempo sendo que o seu comportamento local é geralmente agressivo.


Tipos de Câncer


Os carcinomas são os tumores malignos mais comuns e incluem 85-90% do total anual de casos de câncer. Os carcinomas mais comuns se originam no pulmão, mama, próstata e rins, entre outros órgãos. Estes tumores metastatizam para o esqueleto, podendo resultar em fraturas que exigem a fixação cirúrgica ou substituição por próteses metálicas.


As neoplasias hematopoiéticas surgem nas células originadas na medula óssea e linfonodos. Exemplos destes tumores são leucemias, mieloma múltiplo e linfomas. Eles constituem cerca de 10% do total de neoplasias diagnosticadas anualmente e são geralmente tratados com quimioterapia e / ou radioterapia sendo a cirurgia raramente necessária. As metástases de carcinomas e o mieloma múltiplo são os tumores ósseos malignos mais comuns e acometem principalmente pacientes acima dos 40 anos de idade.


Sarcoma é um tumor maligno primário do sistema músculo- esquelético e pode surgir em qualquer osso ou tecido mole. O câncer que se inicia no osso é chamado de sarcoma ósseo primário, sendo os exemplos mais comuns o osteossarcoma, sarcoma de Ewing e o condrossarcoma.


Os sarcomas de partes moles são tumores malignos que podem apresentar características de músculos. Os exemplos mais comuns destes sarcomas são o fibrohistiocitoma maligno, o lipossarcoma, o sarcoma sinovial e o tumor maligno da bainha neural. Os sarcomas são raros, constituindo 0.5% do total do número anual de novos cânceres, e são 200 vezes menos comuns do que os carcinomas.


The American Academy of Orthopaedic Surgeons

27 visualizações

Localização

logo-sirio-libanes.png

Hospital Sírio-Libanês

(Núcleo de Medicina Avançada)

Rua Dona Adma Jafet, 115

Bela Vista - CEP 01308-050

São Paulo - SP

+55 (11) 3394-5007

Consultório

R. Haddock Lobo, 131 - cj 1509 Cerqueira César

São Paulo - SP agendamentodwo@gmail.com

+55 (11) 3151-2825

+55 (11) 3151-2634

Contato / Agendamento

Hospital Sírio-Libanês

(Núcleo de Medicina Avançada)

Rua Dona Adma Jafet, 115 - Bela Vista

CEP 01308-050 - São Paulo - SP

+55 (11) 3394-5007

Consultório

R. Haddock Lobo, 131 - cj 1509 Cerqueira César

São Paulo - SP

agendamentodwo@gmail.com

+55 (11) 3151-2825  /  +55 (11) 3151-2634

Site personalizado por:

logotinarte.png